Monday, February 15, 2010

Magnani, Jose de Cantor. Discurso e Representação, ou de como os Baloma de Kiriwina podem reencarna-se nas atuas pesquisas.In: Cardoso, Ruth C. L Aventura antropológica: Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977

O autor procura ao longo do texto mostrar como o instrumento de representação é usado por Bronislaw Malinowski quando analisa as crenças dos Trobriandeses nos baloma, espírito dos mortos, em Kiriwina.(p.127)

Segundo Magnani ( p.139), representações são experiências individuais decorrentes da realidade social em que o ator esta imerso, realidade esta que se apresenta sob forma de círculos concêntricos: famílias, rede de vizinhança, o bairro, categoria Professional, partido, classe social, etc.

Para ele (p.128) a representação é determinada pelas crenças, pelas condições sócias de inserção dos agentes e ela se manifesta através de discursos colhidos em entrevistas abertas, entrevistas dirigidas e historia da vida. Em seguida discute até que ponto são oportunas as suas observações para as atuais pesquisas.

Para reconstruir a crença dos kiriwineses em relação aos espíritos dos mortos, Malinowoski (p.130), procurou a analisar o senso comum, a opinião dos especialistas, as especulações, comentário dos informantes e determinados costumes e rituais públicos dos nativos durante essas cerimônias assim como o comportamento motivado pelas crenças.

No principio da sua análise ele depara-se com dois tipos de crenças referentes à vida pós morte: A primeira afirma que o espíritos do morto, baloma, dirigi-se a Tuna, pequena Ilha a noroeste das Ilhas Trobriandes. Nesta Ilha eles tem uma vida bem definida, passeiam na aldeia, recebem oferendas, podem ser visitados e vistos em sonho ou vigílias. E a segunda que o espírito ( Kosi ), vive uma existência precária perto do povoado, vindo a desaparecer depois de algum tempo. Apesar da discrepância, subsistem as duas crenças, pois, os nativos manifestam certo temor diante dos kosi, espécie de espírito irreverente que se dedica a pregar partidas: a noite atira pedra e faz barulhos aos transeuntes. Mas eles temem os “ muluknausi”, bruxas que tem o poder de tornar-se invisíveis, dedicam-se a comer as entranhas dos mortos e podem fazer mal aos vivos ( p.130)

E ao mesmo tempo eles se apegam aos baloma porque eles desempenham um papel importante na magia, e voltam à vida através do processo de reencarnação. Através de dogmas, eles são vistos como seres “semelhantes aos homens,” pois comem, dormem e tem relações sexuais. (idem (p.131)

Malinowoski (p.135), concluiu que não estava diante de um dogma positivo, conducente a ritos e costumes, mas de uma ausência de conhecimento, que, no entanto não pode ser interpretado como sinal de incapacidade mental do primitivo.

Conclusões metodológicas

De acordo com Magnani (1997: 136), “Todas as crenças, na medida em que estão implicadas no costume e tradição dos nativos devem ser analisadas como objeto fixo e invariáveis” Pois elas constituem o dogma do credo nativo, ou idéias sócias da comunidade, “na medida em que se contrapõem as idéias individuais”

Pelo fato de elas serem idéias que estão presentes nas instituições, devem ser formuladas explicitamente pelos nativos e reconhecidos por eles mesmos como realmente existentes naquelas. Para além das tradições e instituições que homogeneízam as crenças, deve-se prestar atenção na conduta geral dos nativos para com o objeto de uma crença. Para compreender o credo de uma determinada sociedade é preciso estudar também as opiniões individuais e interpretação dos dogmas.

Em relação às contradições, em primeiro lugar deve-se distinguir a versão dos especialistas, guardiões do saber oficial, pois suas opiniões têm uma base tradicional e aos olhos dos nativos representam a interpretação ortodoxa das crenças.

Em segundo lugar deve-se distinguir a opinião publica (o senso comum da comunidade) das especulações privadas e individuais. As idéias sócias ou dogmas são crenças incorporadas em instituições, costumes, formulas mágico religiosas, rituais e mitos. Elas provocam reações emotivas e expressam uma conduta (p136)

Magnani (p139), ao finalizar, faz criticas aos trabalhos atuais por muito deles o discurso dos atores constituírem o único meio de informação em detrimento de outras formas de obtenção de dados. “No entanto, como todo e qualquer dado, os depoimentos não falam por si só, há outras “praticas significantes” e é do entre jogo de relação entre essas praticas que se pode reconstituir o significado” Para ele o discurso e a pratica são pistas diferentes e complementares ao mesmo tempo para a compreensão do significado. Por isso, devemos fazer análise de diversas fontes, do senso comum ( as idéias e crenças ) e das informações oficias incorporadas em instituições e condutas.

No comments: